Por que o Chocolate Belga se tornou o melhor do mundo?
- Caramelle D'Itália
- 2 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.
Inclusive, para quem não sabe, a composição dos produtos belgas é regulamentada por lei. Por isso, para ser considerado chocolate, por lei, o doce precisa ter, no mínimo, 35% de cacau puro. Para isso, no país, as técnicas de produção de manufatura tradicionais são preservadas, o que potencializa a qualidade do chocolate.
Além disso, a preferência pela elaboração artesanal e a seleção de ingredientes de altíssima qualidade também são características que resultam em chocolates com 100% de manteiga de cacau, ou seja, muito mais gostosos.
Porém, se você achava que até aí já estava tudo certo para dar o título de melhor do mundo ao chocolate belga, o maior destaque da iguaria fabricada na Bélgica é a invenção do praliné, o que nós conhecemos por bombom, fabricado em formas, endurecido e com recheio cremoso.
Apesar de ser um produto comum hoje em dia, ele foi inventado pelo belga Jean Neuhaus, como você vai entender melhor nos próximos parágrafos…
Jean Neuhaus e a invenção do praliné
Como você já sabe, o belga Jean Neuhaus ficou conhecido por ser um dos inventores do chocolate. Mas foi no século XX, mais precisamente, em 1912, que o seu neto, que também foi o fundador de uma confeitaria bastante conhecida em Bruxelas, seguiu o exemplo de ousadia de seu avô e inventou o saboroso bombom recheado praliné.
Esses produtos eram feitos em formas e endurecidos para ganhar um recheio pastoso, que, por sua vez, era feito com avelãs e amêndoas. Nesse processo de produção dos pralinés, as avelãs e amêndoas eram tostadas junto com o açúcar, a fim de criar uma caramelização dos açúcares e, posteriormente, eram moídos em uma espécie de moinho específico.
Também havia a adição de recheios de torrone, rum, frutas ou qualquer outro ingrediente que harmonizasse com o sabor do chocolate. Para completar a obra-prima, três anos depois, a esposa do neto de Neuhaus criou umas caixinhas personalizadas para substituir os cones de papel que eram usados para vender os bombons. A partir daí, o praliné ganhou popularidade e se tornou famoso no mundo inteiro.
Principais Marcas de Chocolate Belga

Agora que você já sabe tudo sobre o chocolate belga e entendeu direitinho por que ele é o melhor do mundo, chegou a hora de conhecer as marcas mais famosas aqui no Brasil para ir atrás do seu e experimentar esse “pedacinho de céu”. Confira:
Callebaut (É a maior fábrica de chocolate do mundo, chegando a produzir cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano);
Belcolade;
Godiva;
Neuhaus (Levando o nome do belga inventor do chocolate);
Gostou de conhecer mais sobre o chocolate belga? Ficou com água na boca? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam e se deliciem com essa iguaria!